No sábado (25), a ANP liberou a retomada de parte das operações da Refinaria de Manguinhos (Refit). A planta localizada no Rio de Janeiro (RJ) havia sido interditada pela agência reguladora há cerca de um mês por suspeita de praticar uma série de irregularidade] entre as quais a importação de gasolina semiacabada como se fosse nafta para evitar o pagamento de impostos.
As instalações liberadas incluem as áreas de movimentação, tancagem, expedição e carregamento de produtos. Isso permite que a empresa formule, movimente e comercialize combustíveis próprios ou de terceiros.
Pelo momento, no entanto, foi mantida a interdição da torre de destilação até a comprovação de que o equipamento é necessário para a produção de gasolina.
Segundo a ANP, a Refit comprovou o atendimento de 10 das 11 condicionantes exigidas pelos fiscais da ANP.
A reabertura de Manguinhos foi recebida com ‘preocupação’ por atores do setor de combustíveis. A entidade avalia que a liberação sem o cumprimento integral das exigências “acende alerta sobre os riscos regulatórios, fiscais e de segurança” e lembrou que a atividade de formulação de combustíveis está vedada para novas empresas em função do histórico de irregularidades da atividade”.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Capital Econômico